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Como deixar seu site acessível e de acordo com a Resolução da ANS

ANS: fundo verde-água quadriculado. Ícone da acessibilidade, um círculo azul com uma figura humana branca, é abraçado pelo fio de um estetoscópio.

A nossa luta por um mundo mais acessível é constante e ganha muito quando uma nova lei ou regulação reconhece a importância da acessibilidade em diferentes tipos de organizações. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), por exemplo, deu um passo considerável, ao exigir que os sites das operadoras de planos de saúde estejam acessíveis também para as pessoas surdas.

Mas o que exatamente a ANS espera que os planos de saúde façam? E como funciona a acessibilidade para esse público? A gente te responde tudo isso logo abaixo! 😉

O que diz a resolução nº 428 da ANS

Em novembro de 2017, a ANS publicou a Resolução Normativa nº 428, que, dentre outras coisas, atualizou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – a lista de exames, procedimentos e tratamentos que todo plano de saúde é obrigado a cobrir. Mas o que chamou a atenção nessa norma foi o seu Artigo 25, que exige que as operadoras dos planos comuniquem as alterações aos seus clientes de forma clara e acessível.

De acordo com o parágrafo único do artigo 25:

As comunicações de que trata o caput deverão ser disponibilizadas em formato acessível, respeitando-se as especificidades dos beneficiários que se apresentem na condição de pessoa com deficiência, em especial as com deficiência visual e/ou auditiva.

Isso significa que essa comunicação também precisa estar acessível em línguas de sinais, já que a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é o primeiro idioma da comunidade surda no Brasil. Cerca de 80% das pessoas surdas no mundo têm problemas de alfabetização e dependem das Línguas de Sinais para se comunicar, e, no Brasil, dependem da acessibilidade em Libras para obter informação. E como o principal canal de divulgação das informações de saúde são os sites das operadoras, a acessibilidade em Libras passou a ser essencial para eles!

Banner de fundo verde claro. Ícone de acessibilidade em Libras,um botão azul com mãos brancas. Texto "Peça uma demonstração grátis do plugin de acessibilidade para o seu site". Botão "Saiba Como"

Como deixar seu site acessível em Libras

Com o plugin de acessibilidade da Hand Talk, os textos e imagens com descrição alternativa do seu site ficam acessíveis em Libras em questão de minutos. Após a instalação da ferramenta, os usuários da sua página têm acesso à janela de Libras, onde podem traduzir os conteúdos para a língua de sinais com a ajuda do Hugo ou da Maya, nossos simpáticos tradutores virtuais!

Banner com fundo verde água

Além de cumprirem a Resolução nº 428 da ANS (e a Lei Brasileira de Inclusão!), as operadoras de saúde que contam com o Plugin da Hand Talk, têm um canal de comunicação direto com os mais de 2 milhões de brasileiros que possuem deficiência auditiva.

Esse é o caso da Unimed, que saiu à frente do mercado e deixou seu portal acessível em Libras com o Hugo!

Citação de Alberto Gugelmin Neto, Vice-Presidente Unimed do Brasil: A Unimed tem vocação para cuidar de pessoas e isso significa proporcionar acessibilidade aos nossos serviços e a inclusão de todos os públicos nos atendimentos. Por isso, os conteúdos digitais do nosso portal estão adaptados à Língua Brasileira de Sinais, aproximando ainda mais nossa cooperativa daqueles que buscam a excelência do trabalho médico oferecido por nossos cooperados na grande maioria do País. Para nós, cada contato, cada cliente, é único. Estar ao alcance deles faz parte do nosso Jeito de Cuidar.

Então não fique para trás: saiba como colocar a Hand Talk no seu site falando com a gente!

Banner com fndo azul escuro. Do lado esquerdo e no centro está escrito "Seu site melhor ranqueado no Google por estar acessível em Libras". Botão escrito "quero conhecer a ferramenta". Do lado direiro a ilustração da Maya saindo de um computador.
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