Início » Blog » Acessibilidade digital » Evite este erro na hora de investir em acessibilidade digital!

Evite este erro na hora de investir em acessibilidade digital!

Imagem retangular de fundo bege. No centro vê-se um notebook aberto. à sua volta, há o símbolo de Acessibilidade da ONU repetido várias vezes: um círculo preto com traços pretos e bolinhas na cor azul clara. Fim da descrição.

Quando a gente fala em ações para melhorar a acessibilidade das organizações aqui no blog, muita gente torce o nariz. “Mas isso vai sair muito caro!” Como a gente bem sabe e já comentou antes (num post que você lê aqui), não é bem assim! A tecnologia facilita e resolve tanta coisa no nosso dia a dia, porque seria diferente com a acessibilidade? Não pense que para tornar uma organização acessível é preciso colocar o prédio abaixo!

Se você seguiu a nossa primeira dica para começar a investir em acessibilidade e tirou um tempinho para planejar, você já sabe que dá pra fazer muita coisa diferente. Seja repensando a maneira de gerir as pessoas – com políticas de contratação e desenvolvimento que valorizem os talentos com necessidades especiais (a gente fez um Webinar sobre esse assunto, que você pode assistir clicando aqui!), seja olhando para a sua comunicação interna e externa ou mexendo na estrutura física das instalações, as opções são diversas.

Isso sem falar nos benefícios! Dá para: melhorar o ambiente de trabalho, aumentar o engajamento e a produtividade (mais diversidade gera mais ideias e mais produtividade) e estar acessível tanto no espaço físico quanto no conteúdo que é disseminado pela sua organização. Fica difícil escolher por onde começar!

Pois fique tranquilo: começando com uma ferramenta digital você vai direto ao ponto e tem muito menos dor de cabeça!

Banner com fundo verde-água. No canto esquerdo há dois elementos: um computador com dois símbolos saindo de si em balõezinhos, o símbolo de acessibilidade da ONU e um vaso com uma flor, com um cifrão ($) no centro. Além disso há uma pequena faixa no canto esquerdo com o texto "ebook grátis!" escrito em branco. No centro da figura, em negrito há o texto "Porque ter seu site acessível é uma oportunidade de negócio". No canto direito da imagem há um botão laranja com o texto "baixe o ebook grátis" em branco. Fim da descrição.

A tecnologia como aliada

As principais opções de investimento em acessibilidade digital focam em um aspecto crucial: a comunicação. Seja no relacionamento com o consumidor ou nas divulgações feitas da porta para dentro, a comunicação tem um papel fundamental na promoção da inclusão. A BrowseAloud, por exemplo, trata da comunicação externa, focando na experiência do usuário nos sites das organizações. Ela disponibiliza versões alternativas para o conteúdo da página, com traduções, leituras e falas em diversas línguas. Assim, a ferramenta facilita o acesso para pessoas com dislexia e baixa visão. Você testa a ferramenta em português neste link.

Outra opção interessante é investir em deixar o seu site acessível em Libras. Cerca de 80% das pessoas surdas de todo o mundo têm baixa escolaridade e problemas de alfabetização e dependem das Línguas de Sinais para se comunicar e obter informações. A Hand Talk traduz o português para Libras automaticamente com o Hugo, nosso carismático tradutor virtual. Com ele, o seu site fica acessível para mais de 2 milhões de brasileiros!

Por fim, a Good Bros, oferece uma consultoria ampla no tema de acessibilidade, tratando da comunicação como um dos seus pilares. A empresa faz um diagnóstico da situação e propõe projetos e ideias também para o espaço físico e comportamentos, reforçando a importância de se pensar na acessibilidade atitudinal! O Rodrigo Credidio, fundador da Good Bros, também fez um webinar super legal com a gente: Os 4 Princípios da Acessibilidade Digital (clique para assistir)!

Então você já sabe: na hora de investir em acessibilidade não caia na erro de achar que é complicado!
Usar uma solução tecnológica pode ser bem mais barata, mais fácil e mais simples!

Voltar ao topo