Início » Blog » Acessibilidade » Pegue carona com a Nissan e o Hugo com destino à acessibilidade

Pegue carona com a Nissan e o Hugo com destino à acessibilidade

Capa blog post Nissan: imagem retangular na horizontal com fundo azul petróleo. O Hugo está à frente de uma ilustração de um carro branco, acenando com a mão e sorrindo. Ele veste uma camiseta preta com o logo da Nissan ao centro. No canto direito da imagem, existe ainda a ilustração de uma mão segurando as chaves do carro.

Setembro é o mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. Ele também é conhecido como o mês das pessoas surdas ou Setembro Azul por contar com diversas datas importantes que marcaram a história e conquistas desse grupo. Uma delas é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Oficializada pela Lei nº. 11.133 de 2005, a data reflete a luta pelos direitos dessas pessoas em diferentes contextos. 
Aproveitando este dia tão importante, a Nissan deu mais um passo em direção a acessibilidade e tornou seu site mais acessível, tanto na versão para computador quanto para mobile. Agora, a página oficial da marca conta com o nosso simpático tradutor virtual, Hugo, que torna todo o conteúdo escrito acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras), auxiliando as pessoas surdas ou com deficiência auditiva que se comunicam por meio dessa língua. Assim, elas passam a ter acesso às informações dos veículos e da marca Nissan, possuindo maior autonomia para definir a compra de seu carro, já que são totalmente aptas a dirigir um veículo conforme indica o Código Brasileiro de Trânsito.

Além disso, o site também tem disponível o leitor de sites, uma ferramenta indicada para pessoas com dificuldades de leitura, baixa visão, dislexia e outras deficiências visuais. A solução realiza a conversão de textos em áudio, permitindo que o usuário ouça ao invés de visualizar os títulos e conteúdos de uma página web.
Essa iniciativa pode impactar aproximadamente 16.500 milhões de pessoas surdas, deficientes auditivas e com diferentes deficiências visuais. Um passo super importante e que faz uma enorme diferença no cenário digital, já que menos de 1% dos sites é considerado acessível para pessoas com deficiência no Brasil. 

Isso só demonstra o compromisso que a fabricante de automóveis japonesa tem com esta causa e cumpre com propostas inclusivas, não apenas em suas ações internas e externas, implementando soluções de acessibilidade em seus canais, como também sendo referência para que outras empresas e segmentos passem a priorizar este assunto. 

É sempre importante lembrar que a acessibilidade digital é um direito garantido pela Lei Brasileira de Inclusão e um dever de todas as pessoas. Por isso, ações como essa, que promovem a diversidade e inclusão, são fundamentais e beneficiam a todos! 

A transformação digital tem mudado a forma como as empresas se conectam e se comunicam com seus clientes. Estar acessível para um maior número de pessoas abre um universo de novas oportunidades e é uma prática que cada vez mais instituições têm adotado. Faça como elas e conheça o plugin da Hand Talk

Banner com fndo azul escuro. Do lado esquerdo e no centro está escrito "Seu site melhor ranqueado no Google por estar acessível em Libras". Botão escrito "quero conhecer a ferramenta". Do lado direiro a ilustração da Maya saindo de um computador.

Voltar ao topo