É muito comum acreditarmos que acessibilidade só faz sentido para empresas que lidam direto com o público, também conhecidas como organizações B2C (do termo em inglês business to consumer). Afinal, elas precisam estar o mais próximas e acessíveis possível aos seus consumidores finais, certo? Enquanto isso não deixa de ser verdade, muita gente se esquece de incluir os negócios B2B (do termo em inglês business to business) na discussão também.
Pensar em acessibilidade é imprescindível para as relações humanas. O mesmo vale para as interações entre empresas e seus consumidores, ou entre as corporações e seus fornecedores. Apesar de negócios B2B não lidarem diretamente com o público final, eles ainda precisam estabelecer conexões próximas com suas organizações clientes. É super importante criar uma relação de confiança e empatia entre si, e a acessibilidade pode ser uma ótima aliada nesse processo.
Separamos alguns motivos pelos quais incorporar iniciativas de acessibilidade no seu negócio B2B pode te trazer grandes benefícios. Vem com a gente!
Você sabia que acessibilidade é lei no Brasil? A Lei Brasileira de Inclusão (LBI) entrou em vigor em janeiro de 2016, e conta com disposições específicas relacionadas à tecnologia, como manter um site acessível para pessoas com deficiência. Infelizmente, mesmo sendo lei, hoje apenas 1% dos sites brasileiros está acessível.
Independente de quem seja seu público-alvo consumidor, qualquer empresa tem a possibilidade de empregar colaboradores com deficiências. Investir em acessibilidade também é uma grande oportunidade para atrair esses talentos para sua organização, ou então oferecer melhores condições de trabalho para as pessoas com deficiência que já fazem parte da sua equipe. Faz parte da sua responsabilidade garantir os direitos dessa comunidade.
Imagina se todas as pessoas que trabalhassem na sua empresa fossem iguais. Seriam sempre as mesmas ideias, mesmos pensamentos e mesma visão de mundo. Proporcionar um ambiente de trabalho em que a diversidade está presente incentiva fortemente o bem estar e a criatividade do seu time, ajudando na construção de uma visão mais rica e mais representativa do seu público. Criar um ambiente assim só é possível se existirem boas ações de acessibilidade no seu negócio, que garantam o acesso das pessoas diversas.
Investir em acessibilidade e seguir as boas práticas ESG tem sido uma estratégia importante para valorização das marcas, e os investidores estão de olho. De acordo com o relatório da iniciativa Who Cares Wins, da ONU (Organização das Nações Unidas), 81% das empresas presentes no Fortune 500 elencaram práticas sociais e sustentáveis como um dos principais fatores que agregam valor aos seus negócios.
A sigla ESG usada para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governamental em português) está em alta nos últimos tempos. Ela representa a busca pelas melhores práticas de um negócio dentro dessas três áreas. Empresas que seguem essas diretrizes tendem a ser mais valorizadas no mercado, além de assumirem um posicionamento muito bem visto pela sociedade. As boas práticas ESG também estão diretamente ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Dentre eles, a acessibilidade está muito conectada ao ODS 10, que diz respeito à redução da desigualdade dentro dos países e entre eles. Investir em acessibilidade encaixa direitinho no pilar Social também, viu?
Quando pensamos no conceito de acessibilidade como um todo, pode parecer um universo muito vasto, e às vezes não sabemos por onde começar a implementar essas iniciativas. Existem vários caminhos que podem ser percorridos, mas um ótimo primeiro passo é contar com o Hand Talk Plugin no seu site.
O plugin traduz o conteúdo em texto e imagens para Libras (Língua Brasileira de Sinais), deixando sua página acessível para pessoas surdas que têm dificuldade na compreensão do português. Empresas como Zurich Seguros, PwC, Gupy, e MRV já estão acessíveis ao contarem com essa tecnologia. Se não quiser ficar de fora, peça uma demonstração gratuita do Hand Talk Plugin!