5 maneiras de melhorar o seu SEO com acessibilidade digital

5 maneiras de melhorar o seu SEO com acessibilidade digital

É um equívoco comum pensar que a acessibilidade digital tem um custo alto para desenvolvedores e profissionais de marketing, e que ela traz poucos benefícios. Na verdade, as práticas recomendadas de SEO (do inglês, Otimização para Mecanismos de Busca) e as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) se sobrepõem.

No Brasil, 23,9% dos adultos possuem algum tipo de deficiência. Ainda assim, muitos profissionais de marketing têm pensado a acessibilidade tardiamente, e não como um pilar crucial na hora de produzir conteúdo. No entanto, a realidade é que os sites que tratam a acessibilidade digital com seriedade ranqueiam melhor que a concorrência. Isso pode ser visto tanto no Google, quanto no YouTube.

Pessoas com deficiência (visual, auditiva, cognitiva ou outras) podem navegar na web e consumir conteúdo de diversas formas, incluindo por meio de tecnologias assistivas. Por isso, não é difícil entender por que a falta de acessibilidade afeta negativamente o SEO. Além disso, é importante dizer que a acessibilidade não deve ser pensada apenas pelos desenvolvedores.  Na verdade, ela deve ser uma pauta de toda a equipe da empresa.  

Aqui vamos dar algumas dicas para você tornar o seu conteúdo mais acessível, seja via mobile ou no desktop.

 

Acessibilidade no mobile

Não é surpresa que os conteúdos online vêm sendo consumidos principalmente via mobile. Dessa forma, é possível dizer que a acessibilidade nos celulares é tão importante quanto nos computadores.

Para ser mais acessível no celular, o texto do seu site deve ser redimensionado em até 200% sem a necessidade de tecnologias assistivas de terceiros. Se um usuário tiver deficiência visual e não conseguir ler o conteúdo, ele provavelmente sairá sem fazer a conversão esperada. Além disso, uma relação de contraste de cores apropriada é importantíssima. Isso pode ajudar muito  quem tem baixa visão ou daltonismo.

 

Conteúdo não textual

Conteúdos como imagens e infográficos devem conter descrições do que está sendo exibido, geralmente em um atributo Alt. O atributo Alt é importante porque os leitores de tela, utilizados pelas pessoas cegas por exemplo, dependem dele para transmitir o conteúdo ao usuário. Em vez de colocar “imagem de um cachorro” no atributo alt, procure ser específico, para transmitir a informação que alguém teria ao olhar para a imagem. Por exemplo: “um cachorro golden retriever sentado obedientemente”.

Quanto a vídeos e áudio, é interessante transcrever o conteúdo e disponibilizar legendas ocultas revisadas, ao invés de optar pelo que é gerado automaticamente pela plataforma que você estiver usando. Vídeos com legendas ocultas e transcrições precisas são favorecidos pelo YouTube e devem ser parte integrante da sua estratégia de desenvolvimento de conteúdo. Transcrever seu conteúdo visual e de áudio em vários idiomas é outra maneira de aumentar o tamanho do seu público.

 

Torne a navegação mais fácil e consistente

A experiência do usuário (UX) é um tema central na hora de produzir qualquer tipo de conteúdo. E o mesmo vale para a experiência das pessoas com deficiência, que não deve ser mais difícil ou excludente.

Os usuários devem ser capazes, por exemplo, de navegar no seu site usando apenas o teclado. Além disso, a ordem de tabulação deve ser considerada. Certifique-se de que há muitos landmarks para que os usuários com leitores de tela e outras tecnologias de assistência possam navegar adequadamente sem precisar ouvir todo o texto na página.

 

Imagem de fundo roxo, com o sinal de acessibilidade à esquerda. Ao lado direito da figura está escrito: o guia final de ferramentas de acessibilidade digital.

 

Título da página e língua

Cada página deve ter um título único e descritivo, juntamente com o código HTML. Este deve identificar o idioma usado. Navegadores e leitores de tela precisam dessas informações. Assim, dá para entender e comunicar o conteúdo com precisão. Isso também é essencial para quem usa ferramentas de tradução. Idealmente, um público internacional deve ser capaz de digerir o seu conteúdo sem barreiras tecnológicas ou linguísticas desnecessárias.

 

Lembre-se de fazer uma manutenção regularmente

Desenvolver conteúdo acessível nunca deve ser uma iniciativa isolada.  A  acessibilidade não pode ter um papel secundário na sua estratégia. É preciso ter atenção para manter tudo atualizado. Assim como como nos outros aspectos da manutenção do site, o fluxo de informações é constante e dificilmente vai diminuir com o surgimento de novas plataformas de compartilhamento de conteúdo. Então fique sempre ligado!

 

A acessibilidade amplia muito o público do seu produto. Por isso, com ela,  muito mais pessoas vão conseguir ter acesso ao seu conteúdo. Além de trazer diversidade, é ainda uma ótima oportunidade de negócio! Quer saber um pouco mais? Entenda melhor nesse Ebook que preparamos para você!

 

Texto adaptado de Bureau Internet Accessibility

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