Você sabia que seu site está offline para milhões de brasileiros?

Você sabia que seu site está offline para milhões de brasileiros?

Quantas vezes você já usou o Google essa semana? Seja para verificar como se escreve aquela palavra ou para descobrir a receita daquela torta que você está com vontade… não importa a dúvida, as respostas estão a um clique de distância. Para algumas pessoas essa distância é bem curta, mas para outras, acaba sendo um caminho gigantesco e cheio de obstáculos.

E mesmo quando elas conseguem alcançar seus objetivos e chegar ao conteúdo, surge um novo desafio: acessá-lo. Existe uma diferença enorme entre o conteúdo estar disponível e estar acessível.

Por que isso acontece?

 

Entenda porque seu site está offline

Nós sabemos que a internet revolucionou a forma de as pessoas acessarem informação e a maneira de interagir com ela. O problema é que ainda existem inúmeras barreiras que impedem o acesso de milhares de pessoas a tais conteúdos.

Segundo o Censo 2010 do IBGE, estima-se que um em cada quatro brasileiros possui algum tipo de deficiência. Por isso, é preciso falar de acessibilidade. Acontece que muitas pessoas ainda cometem o equívoco de associar acessibilidade apenas a ambientes físicos, esquecendo-se que os ambientes digitais também precisam estar acessíveis.

Imagina só, são quase 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva no Brasil, e as surdas têm como primeiro idioma a Libras (Língua Brasileira de Sinais), dependendo dela para se comunicarem. Segundo a WFD (Federação Mundial dos Surdos na sigla em inglês), 80% dos surdos do mundo têm dificuldades com a língua escrita. Por isso, na hora de acessar os conteúdos – disponíveis só em português – a maioria deles não compreende a mensagem.  É um público imenso, com o qual os sites não estão se comunicando. Isso sem contar o número de pessoas com outros tipos de deficiência, como física, intelectual e visual.

 

Banner com fundo verde água. No canto esquerdo há uma tela de computador com a tela de Libras (Língua Brasileira de Sinais) aberta, mostrando o Hugo, o intérprete virtual da Hand Talk. No centro lê-se "Torne seu site acessível em Libras com a Ajuda do Hugo!" em branco. No canto direito há um botão retangular transparente e contornado de branco com o texto "Saiba mais" em maiúsculas no centro

 

Por que falar de acessibilidade digital é tão importante?

Apenas 2% dos sites estão acessíveis no Brasil. Esse ainda é um número muito pequeno, principalmente quando comparado às milhões de pessoas que eles estão deixando de atingir. Mesmo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que exige que ambientes de todos os tipos estejam acessíveis, há um longo caminho a ser percorrido quando se trata de acessibilidade digital.

Em um mundo onde as pessoas passam maior parte do seu tempo conectadas, democratizar a internet é indispensável. Ainda mais por se tratar de uma ferramenta que tem como propósito facilitar a vida das pessoas e impactar o maior número delas possível. Mas, infelizmente, estamos falhando nessa missão.

O seu site está perdendo a oportunidade de se comunicar com milhões de pessoas. Pessoas que estão sedentas por informação e que não conseguem alcançá-la. É preciso uma mudança de pensamento e, mais do que isso, de atitude. Botar a mão na massa para deixar a navegação dos sites mais acessível e explorar de verdade o potencial dos canais digitais. Quer uma dica para começar? Baixe o nosso ebook de Acessibilidade Digital e mergulhe de cabeça no assunto!

Compartilhe esse post!


No votes yet.
Please wait...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *