Início » Blog » Acessibilidade » Samsung sai na frente com site acessível em Libras

Samsung sai na frente com site acessível em Libras

Hugo acenando com a mão direita e pisca o olho. Ele é um homem de pele branca e cabelos pretos, e usa um óculos preto e camiseta presta, com a logo da Samsung em branco. O fundo é azul e tem pequenos ícones de computadores, celulares e do sinal da Libras.

Ter notícia boa para contar é sempre muito legal, ainda mais em pleno mês dos surdos! Para completar o que vem sendo uma sequência incrível de novidades aqui no blog, a gente veio trazer a última: a Samsung é a mais nova integrante na lista das grandes empresas acessíveis com a Hand Talk!

Agora, os usuários surdos podem acessar o site oficial da marca no Brasil e navegar com mais autonomia, traduzindo os conteúdos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Estima-se que 80% dos surdos tenham dificuldade para entender as língua orais, como o português. Com a iniciativa, a fabricante passa a se comunicar com um público de mais de 2 milhões de pessoas com deficiência auditiva, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

A tradução é realizada em tempo real pelo Hugo, o simpático tradutor virtual da Hand Talk. Ao clicar no botão azul, no canto da tela, a janela de Libras é ativada e exibe o personagem que, literalmente, veste a camisa da Samsung. É só selecionar o texto, que o Hugo traduz automaticamente para a língua de sinais! A função também está disponível na versão mobile do site, permitindo a tradução em celulares e tablets.

Inclusão: assunto essencial para a Samsung

A novidade faz parte de uma série de iniciativas da marca voltadas para a inclusão do público com deficiência. A acessibilidade digital tem sido aprimorada no site para também beneficiar às pessoas com outros tipos de deficiência, como a visual. Como resultado, o site do “Samsung Áudio Acordes“, que possui um sistema de voz que ensina pessoas com deficiência visual a tocar violão, foi o primeiro a receber o Selo de Acessibilidade Digital, concedido pela Prefeitura de São Paulo às empresas que seguem as diretrizes internacionais de acessibilidade na web em seus portais.

Além disso, todas as postagens da Samsung nas redes sociais contam com descrições alternativas das imagens. A hashtag #PraCegoVer é incluída nos posts para proporcionar uma experiência completa para quem não enxerga. Você pode, inclusive, ver como a empresa utiliza esse recurso na postagem de lançamento da Hand Talk no Facebook da marca! 😉

Banner com fundo verde água

Voltar ao topo