Como deixar seu site acessível e de acordo com a Resolução da ANS

Como deixar seu site acessível e de acordo com a Resolução da ANS

A nossa luta por espaços mais acessíveis (sejam eles físicos ou virtuais) é constante e ganha muito quando uma nova lei ou regulação reconhece a importância da acessibilidade em diferentes tipos de organizações. Recentemente, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) deu um passo considerável, ao exigir que os sites das operadoras de planos de saúde estejam acessíveis também para as pessoas surdas.

Mas o que exatamente a ANS espera que os planos de saúde façam? E como funciona a acessibilidade para esse público?

A gente te responde tudo isso logo abaixo! 😉

 

O que diz a resolução nº 428 da ANS

Em novembro de 2017 a ANS publicou a Resolução Normativa nº 428, que, dentre outras coisas, atualizou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – a lista de exames, procedimentos e tratamentos que todo plano de saúde é obrigado a cobrir. Mas o que chamou a atenção nessa norma foi o seu Artigo 25, que exige que as operadoras dos planos comuniquem as alterações aos seus clientes de forma clara e acessível.

De acordo com o parágrafo único do artigo 25:

As comunicações de que trata o caput deverão ser disponibilizadas em formato acessível, respeitando-se as especificidades dos beneficiários que se apresentem na condição de pessoa com deficiência, em especial as com deficiência visual e/ou auditiva.

Isso significa que essa comunicação também precisa estar acessível em língua de sinais, já que a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é o primeiro idioma da comunidade surda no Brasil. Cerca de 80% dos surdos não compreendem as língua escritas como o português, e, no Brasil, dependem da acessibilidade em Libras para obterem informação. E como o principal canal de divulgação das informações de saúde são os sites das operadoras, a acessibilidade em Libras passou a ser essencial para eles!

 

Como deixar seu site acessível em Libras

Com o plugin de acessibilidade da Hand Talk, os textos e vídeos do seu site ficam acessíveis em Libras em questão de minutos. Após a instalação da ferramenta, os usuários da sua página têm acesso à janela de Libras, onde podem traduzir os conteúdos para a língua de sinais com a ajuda do Hugo, nosso simpático intérprete virtual!

 

GIF mostrando o funcionamento do Tradutor de Sites. O cursor clica no botão azul de Libras no canto direito da página e abre a janela de Libras exibindo o Hugo, intérprete virtual da Hand Talk, que é branco, usa óculos pretos, uma camisa branca e gravata azul. Ele realiza a tradução do termo "Responsabilidade Social" no site da Hand Talk para Libras. O cursor, então, fecha a janela de Libras.

 

Além de cumprirem a Resolução nº 428 da ANS (e a Lei Brasileira de Inclusão!), as operadoras de saúde que contam com o Tradutor de Sites da Hand Talk, têm um canal de comunicação direto com os quase 10 milhões de brasileiros que possuem deficiência auditiva!

Como é o caso da Unimed, que saiu à frente dos outros planos de saúde e deixou seu Portal acessível em Libras com o Hugo! E você pode já conferi-lo em ação, basta clicar aqui! E não fique para trás: saiba como colocar a Hand Talk no seu site falando com a gente aqui!

 

Banner com fundo verde água. No canto esquerdo há uma tela de computador com a tela de Libras (Língua Brasileira de Sinais) aberta, mostrando o Hugo, o intérprete virtual da Hand Talk. No centro lê-se "Torne seu site acessível em Libras com a Ajuda do Hugo!" em branco. No canto direito há um botão retangular transparente e contornado de branco com o texto "Saiba mais" em maiúsculas no centro

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