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Diversidade nas empresas: os primeiros passos para torná-la uma realidade

Diversidade nas empresas: pessoas sobrepõem as mãos no centro da figura. Vê-se apenas os braços delas, cada um com uma manga de cor diferente: verde, amarelo, vermelho, laranja, azul claro, roxo e azul escuro. Os tons de pele das mãos são variados. O fundo é azul e cheio de peças de quebra-cabeças

As mudanças geracionais afetam profundamente o mercado de trabalho. Os novos profissionais estão se posicionando e se expressando cada vez mais – são inquietos, curiosos e ávidos por trazer pluralismo para o dia a dia do trabalho. Mais do que nunca, temas como acessibilidade, empoderamento e diversidade são pauta dentro e fora das empresas. E com as redes sociais dando espaço para a expressão de todos, as pessoas têm tido um estímulo extra para serem quem realmente são em qualquer lugar – inclusive no trabalho.

E é isso que elas querem! Foi-se o tempo em que os talentos de uma organização tinham que se encaixar em uma fôrma. Hoje o cenário é outro e trilha um caminho sem volta. Priorizar a diversidade nas empresas não é mais uma alternativa e sim uma necessidade de um mercado que é cada vez mais global, sem fronteiras e multicultural.

Desse contexto surge uma oportunidade que se coloca também como desafio: como favorecer um ambiente de trabalho diverso e acolhedor das diferenças? E como gerir a diversidade com eficiência? Para responder a essas perguntas, precisamos olhar para o tema de diferentes ângulos!

O que não é Diversidade

Antes de tudo a gente precisa entender o que não é diversidade nas empresas. Tentar promovê-la sem compreender seu verdadeiro propósito pode acabar sendo um tiro no pé e transformar o que deveria ser um diferencial competitivo em um grande problema.

Trabalhar a diversidade nas empresas não é priorizar a seleção de determinados grupos de pessoas, mas considerar sem preconceitos todas as tribos. A contratação não pode apresentar vantagem apenas para uma das partes – a empresa e a pessoa contratada precisam sentir que estão agregando e recebendo valor, caso contrário a limitação de um ou outro falará mais alto em algum instante.

Ser diverso também não é contratar qualquer pessoa só para cumprir lei. É preciso ter foco no que a diversidade trará como resultado e buscar bons candidatos em diferentes lugares. Gênero, raça, cor, deficiência, sexualidade etc. não definem competência. Não podemos nos enganar e pensar que ter um time diverso e ter um time produtivo são coisas mutuamente excludentes. Afinal de contas, a diversidade traz consigo mais produtividade, inovação, qualidade e sucesso.

Por fim, diversidade não é caridade, assistencialismo ou ser politicamente correto. É trazer evolução e dinamismo para uma equipe através de culturas, trajetórias e visões de mundo diferentes.

Diversidade nas empresas: Banner retangular na horizontal, com fundo azul escuro. No canto esquerdo há quatro mãos levantadas, uma azul-marinho, uma rosa e amarela, uma marrom e uma branca. Ao lado, no centro, há o texto em branco "[Kit Gratuito] Guia Completo para tornar a sua empresa mais inclusiva". No canto direito do banner, após o texto, há um botão retangular amarelo com o texto "BAIXE O KIT GRÁTIS" em branco. Fim da descrição.

O valor da diversidade para as organizações

Um líder com uma equipe homogênea, igual a si, só consegue enxergar as coisas de um mesmo ponto de vista. Isso é um grande risco, principalmente para os times que lidam com clientes, pois essa visão pode representar quase nada do que o público espera da empresa. Quando temos mais diversidade, fica mais fácil enxergar o que realmente importa, afinal as visões cobrem muito mais ângulos!

Os benefícios são inúmeros. A empresa tem um diferencial sobre a concorrência, já que as equipes mais diversas são mais criativas e inovadoras. E o que é positivo da porta para dentro também é favorável da porta para fora: a organização atinge mercados de potenciais consumidores que estavam, até o momento, fora do seu alcance. O desempenho é melhor e o crescimento é maior – seja do ponto de vista financeiro, seja do cultural.

A diversidade nas empresas contribui inclusive para o crescimento pessoal de cada funcionário, pois a exposição ao diferente cria condições para se estar aberto ao novo. Culturas se cruzam, novos hábitos são adquiridos e do confronto de ideias surgem os melhores projetos e soluções. Não se tem apenas um setor de inovação, mas áreas inovadoras em toda a empresa!

Como promover a diversidade nas empresas

O que a gente quer te mostrar é que basta estarmos dispostos a ampliar nosso campo de visão e enxergar nas diferenças uma oportunidade para usufruir do seu potencial. Não importa de que dimensão estejamos falando: raça, credo, gênero, idade, personalidade, cultura, origem, deficiência, valores – a regra é sempre priorizar o talento (e não às escolhas pessoais), respeitar as diferenças e colher o melhor de cada um.

O primeiro passo para promover a diversidade na sua empresa é respeitar os pensamentos e as pessoas diferentes de você. A atitude precede sempre a ação. É super importante desenvolver o engajamento das lideranças para construir times diversificados e inclusivos. Líderes precisam gerar motivação e influenciar. Também, praticar a empatia, mudando a cultura das empresas e trazendo a diversidade como valor, e mais do que isso, como prática.

O processo de seleção e contratação, por exemplo, precisa ser adaptado a cada situação, respeitando as individualidades. Não dá para entrevistar uma pessoa surda não oralizada sem a presença de um intérprete de Libras, por exemplo. É preciso antecipar as necessidades de cada um e adequar o processo a elas. 

Por outro lado, muitas ocasiões não devem funcionar de forma diferenciada, mas sim igualmente para todos. Pensando em recrutadores e gestores, ainda aparece em diversos lugares a crença em alguns mitos, derrubados por argumentos e comprovações.

Recomendamos que você aproveite e compartilhe esse material gratuito para abrir a mente diante de equívocos comuns que podem estar impedindo você e colegas da área de trazerem bons profissionais às equipes por falta de conhecimento.

Os preconceitos precisam ser quebrados e as sensibilizações são uma ótima forma de fazer isso. É preciso atenção: muitas vezes a diversidade já está presente, mas falta um ambiente onde as pessoas sintam-se livres e confortáveis para mostrarem quem são e o que podem fazer.

Fundo retangular azul. No canto esquerdo, uma mesa redonda vista de cima e quatro pessoas sentadas ao redor dela. No centro, lê-se "Ebook gratuito. Os maiores equívocos dos gestores na contratação de PcDs". Na direita, um retângulo laranja com um texto em branco que diz "baixar agora".

Não basta só abrir as portas, é preciso continuidade! 

Após atrair esses talentos é preciso retê-los e gerenciar tudo isso! Não basta juntar um monte de pessoas com diferentes histórias, pensamentos e hábitos e esperar que elas ajam como boas e velhas conhecidas. É preciso criar mecanismos que facilitem a interação, a construção de relações saudáveis e de uma comunicação fluida. E o que conecta tudo isso é a presença de um objetivo comum a todos.

Os benefícios só vão vir à tona quando houver confiança entre as pessoas! E para isso, além da existência de um espaço em que todos tenham liberdade para se expressar, é essencial que haja um propósito coletivo e compartilhado. O propósito é o que guia a comunicação: as diferenças se conversam e vão concordando. Independentemente das diferenças, focar na unidade do time com o comprometimento de todos é imperativo.

As novas gerações de talentos estão cada vez mais buscando empresas que tragam um propósito para além do lucro. Para conquistar essas pessoas – tanto como funcionárias quanto consumidoras – é preciso compreendê-las em toda a sua diversidade. Apostar nisso é criar um ciclo virtuoso, trazendo benefícios para todos os lados da equação! 😀

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