Início » Blog » Acessibilidade digital » O que a sua empresa perde quando não aposta na acessibilidade digital

O que a sua empresa perde quando não aposta na acessibilidade digital

Retângulo de fundo verde água. Três notebooks cinzas abertos ao centro, com o símbolo de acessibilidade digital na tela, consistindo em um círculo preto e um bonequinho palito preto no centro, de cabeça azul. Um balãozinho amarelo sai do topo de cada computador, com um símbolo de dinheiro ($) dentro

Tem dois temas que a gente aborda bastante aqui no Blog: acessibilidade digital e legislação. Não é nenhuma novidade que a Lei Brasileira de Inclusão – a principal lei sobre acessibilidade do país – espera que as organizações estejam acessíveis em diferentes dimensões. Arquitetura, comunicação, atendimento… tudo precisa estar acessível. E os espaços virtuais também entram nessa história. Como diz o artigo 63 da LBI:

“É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

A gente já mostrou o que fazer para deixar o seu site acessível segundo a LBI, mas hoje a gente quer te mostrar porque fazer isso pode ser uma grande oportunidade de negócio!

Banner com fundo verde-água. No canto esquerdo há dois elementos: um computador com dois símbolos saindo de si em balõezinhos, o símbolo de acessibilidade da ONU e um vaso com uma flor, com um cifrão ($) no centro. Além disso há uma pequena faixa no canto esquerdo com o texto "ebook grátis!" escrito em branco. No centro da figura, em negrito há o texto "Porque ter seu site acessível é uma oportunidade de negócio". No canto direito da imagem há um botão laranja com o texto "baixe o ebook grátis" em branco. Fim da descrição.

O futuro é digital

Todo mundo sabe o quanto a internet é importante na nossa vida. As redes sociais são o principal canal de comunicação de muita gente e nunca se comprou tanto pela internet. As empresas sabem do potencial dos canais digitais já há algum tempo e têm investido muito na comunicação online. Para se ter uma ideia, o gasto com anúncios digitais cresceu 26% em 2016 – um ano de crise econômica em que a maioria dos setores teve grandes prejuízos. Isso sem falar no quanto as mídias sociais aumentaram o poder dos consumidores, que podem derrubar ou levar uma marca ao sucesso apenas com um clique. Todo mundo sabe disso, e as organizações, mais do que nunca, querem aproveitar esse cenário para crescerem.

Diante disso, é de se esperar que cada vez mais as empresas tenham o canal digital como o principal canal de comunicação de marca. E a pergunta que fica é: como fazer para chamar a atenção do consumidor no meio de tantas marcas? Como se diferenciar da concorrência?

É aí que entra a acessibilidade digital. O número de sites acessíveis no Brasil é muito pequeno, só cerca de 1% do total de páginas. Possibilitar que pessoas com diferentes tipos de deficiência possam acessar e consumir o conteúdo do seu site é uma grande oportunidade de posicionar sua marca como inovadora e preocupada com os problemas sociais. E  não tem problema nenhum em divulgar a acessibilidade da sua marca, desde que você faça isso da maneira correta!

Diversidade nas empresas: Banner retangular na horizontal, com fundo azul escuro. No canto esquerdo há quatro mãos levantadas, uma azul-marinho, uma rosa e amarela, uma marrom e uma branca. Ao lado, no centro, há o texto em branco "[Kit Gratuito] Guia Completo para tornar a sua empresa mais inclusiva". No canto direito do banner, após o texto, há um botão retangular amarelo com o texto "BAIXE O KIT GRÁTIS" em branco. Fim da descrição.

Acesse um mercado enorme

Mais de 17 milhões de brasileiros e brasileiras têm algum tipo de deficiência. Quando o seu site não está acessível, você deixa de se comunicar com muita gente! Investir em acessibilidade digital é falar com quem ninguém fala e ter a oportunidade de oferecer seus produtos ou serviços a quem geralmente não tem acesso a eles, mas quer ou precisa.

Você pode ampliar seu mercado de duas formas: em primeiro lugar, porque conversa com um público novo. E em segundo, porque incentiva que mais pessoas com deficiência acessem a internet e consumam conteúdo online, já que elas vão conseguir fazer isso se os sites forem acessíveis!

A gente preparou um ebook especial sobre Acessibilidade Digital para te ajudar a deixar o seu site acessível e a explorar de verdade essas oportunidades. Lá você encontra outros bons motivos para investir em acessibilidade digital e super dicas para botar a mão na massa o quanto antes!

Você confere o material aqui: Ebook grátis – Porque a Acessibilidade Digital é uma oportunidade de negócio 😉

Voltar ao topo